top of page

O Festival

O festival Ópera da Serra da Capivara, está na quinta edição.

Tem um formato diferenciado: inicia a semana com oficinas e shows gratuitos na “praça do abrigo,” no centro de São Raimundo Nonato e a outra parte, o grande momento do festival, acontece no majestoso anfiteatro da Pedra Furada, no interior do Parque Nacional da Serra da Capivara.

Nesse lugar, entra em cena um magnífico espetáculo com dança, música, teatro, acrobacias, balé vertical e a magia do vídeo mapping, a tecnologia que transforma a ancestral muralha de pedra em uma gigantesca tela de cinema, com desenhos incríveis em luz e cores interagindo com o roteiro do espetáculo.

 

Após apresentação do espetáculo, as noites seguem em alto grau de animação, com shows de grandes nomes da música popular brasileira, trazendo para o local diferentes estilos, ritmos e culturas.

O Ato Carmen do Sertão

 

A Carmen do Sertão é o espetáculo que a Ópera da Serra da Capivara trás, na edição de 2023. Uma leitura popular sobre uma das óperas mais fascinantes de todos os tempos, “Carmen”, escrita por George Bizet, no século XIX.

Um encontro entre o popular e o erudito, o amor e ódio, a vida e a morte. Elementos que se misturam e contam uma história de paixão, determinação e a coragem de uma mulher.

 

Um enredo sobre o universo feminino em sua coragem, beleza e sensualidade, apresentado com muita sensibilidade por um elenco de artistas diversos: músicos, cantores, bailarinos, contorcionistas, acrobatas e um delicado desenho de luz, produzido com o auxílio da tecnologia de ponta de vídeo mapping e raio laser.

 

Ao vivo e em cores, o espetáculo vai nascendo em quatro palcos distintos, sendo um deles em suspenso, adicionando toda a magia do balé vertical e das técnicas circenses aos outros elementos da história.

A “Carmen do Sertão” celebra a mulher nordestina, como um símbolo da liberdade e da autonomia feminina em universo de predominância masculina.

Sustentabilidade e Solidariedade

Reunir gente boa, arte e música em meio a natureza tem de gerar impactos positivo nas pessoas e no planeta. Trabalhamos com a ideia de futuro regenerativo e sustentável!

Todo o evento é planejado e realizado para gerar o menor impacto possível no meio ambiente local.

Oferecemos serviço de transfer ao público para a reduzir a circulação de veículos.

Disponibilizamos banheiros químicos e coleta seletiva de lixo;

Todo o lixo reciclável é doado para a associação local de catadores.

Obedecemos às regras e normas dos órgãos ambientais, responsáveis pela gestão do Parque Nacional da Serra da Capivara.

Obtemos as devidas licenças ambientais para a realização do evento no anfiteatro da Pedra Furada.

Coletamos alimentos não perecíveis para distribuição junto às comunidades carentes do entorno do local.

Distribuímos, gratuitamente, 40% dos ingressos dos espetáculos em ambiente fechado entre os(as) guias turísticos, comunidade e trabalhadores(as) do evento.

Oferecemos diversas oficinas gratuitas para a qualificação de pessoas das comunidades locais.

A Ópera e a Economia Local

A Ópera contribui fortemente para a consolidação do Parque Nacional da Serra da Capivara como um importante vetor de turismo no Piauí e para o desenvolvimento sustentável do sudeste do Estado, por meio da arte e da cultura.

 

O fortalecimento da economia local vem ocorrendo desde a primeira edição do Festival Ópera da Serra da Capivara, o que é comprovado pelo incremento do comércio das cidades do entorno do evento: com meses de antecedência, atingem a capacidade máxima pousadas, hotéis, pousadas domiciliares; aumenta em mais de 300% a demanda em restaurantes, bares, lanchonetes, mercados e a produção e venda de souvenirs.

Fotos: Joaquim Neto

bottom of page